domingo, 25 de março de 2007

Aula 6 - Realismo

À Espera , Fotografia Luis Marciliano

Realismo

Como o próprio nome diz , Realismo foi um período literário que mostrou a realidade do modo como os olhos enxergam. Nada de enganação , sentimentalismo ou falsas exaltações de um EU inexistente.

Os escritores optaram por uma escrita de cunho social exagerada , criticando as irregularidades antes escondidas sob o tapete no romantismo. Escravidão , preconceitos sociais e opção sexual são pontos chave dessa literatura , que era escrita de forma clara e direta para um possível entendimento geral. Entre os pricipais autores destaco Gustave Flaubert , francês - Madame Bovary , Eça de Queirós , português - Os Maias e Machado de Assis , brasileiro - Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O herói romântico é substituido por personagens do dia-a-dia e vale também destacar a realidade da mulher , que sai as ruas , em busca de sustento , se prostituindo e mostrando gana , antes apenas vistas nos homens e das altas damas da sociedade , que casam por interesse e procuram a felicidade que não encontram no casamento fora de casa , geralmente com homens de baixa classe , com algumas excessões.

O realismo foi de alta importância para a literatura , pois a tirou do mundo da fantasia. Serviu como um óculos que a fez enxergar que o mundo também tem seu lado que ninguém gosta de ver , mas que está sempre lá , carente de ajuda e atenção , pois para os que vivem desse lado não existe fantasia nem sonhos , apenas a dura e sofrida realidade do dia após o outro que dificilmente muda antes da morte , infelizmente.


quarta-feira, 7 de março de 2007

Aula 5 - Texto Crítico



Análise Crítica das Imagens

Analisando as fotos , será mesmo que dois seres tão diferentes podem se amar? Pode até ser que sim e baseando-se no Romantismo Literário é um acaso do destino, que causa curiosidade em ambas partes e acaba se tornando um amor ardente e PROIBÍDO, afinal , os opostos se atraem! (Na verdade apenas um "sai da rotina para atrair leitores"). Mas por que proibído? Proibído porque naquela época seguia-se um padrão, muito cruel , que não permitia um " E viveram felizes para sempre" , proibído porque tudo que é proibído é mais gostoso e causa curiosidade. E foi issso que tornou o Romantismo o que ele é : Um jogo de sentimentos que te faz chorar , rir e as vezes ESCONDER.

A figura da "Bela e a Fera" e do "Edward Mãos de Tesoura" desenham claramente o que foi o período romântico na Literatura : opostos , atração , amor incondicional = amor proibído. Nos dois filmes as "mocinhas" não acabam juntas de seus amados enquanto estes continuam fora dos padrões definidos de NORMAIS , pois esses "tipos" de amores não eram aceitos na sociedade. Era assim também na Literatura , que quando unia casais "rejeitados" , os separava de forma trágica ou um pouco menos trágica.

Podemos dizer que o mundo mudou (UFA!!!!). Ainda exite o tradicionalismo , mas a mente das pessoas está muito mais aberta. Então , VIVA AS DIFERENÇAS .... e a felicidade também!

(Luis Gustavo Castanho Marciliano)

quinta-feira, 1 de março de 2007

Aula 4 - Romantismo



Romantismo
De que maneira o poema Eros e Psique de Fernando Pessoa se aproxima-se do Romantismo?


Eros e Psique se aproxima do Romantismo contando a hitória de uma amor impossível. Uma batalha atrás do verdadeiro amor que sempre resulta em trajédias ou decepções.


EROS E PSIQUE

Conta a lenda que dormia

Uma Princesa encantada

A quem só despertaria

Um Infante, que viria

De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,

Vencer o mal e o bem,

Antes que, já libertado,

Deixasse o caminho errado

Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,

Se espera, dormindo espera,

Sonha em morte a sua vida,

E orna-lhe a fronte esquecida,

Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,

Sem saber que intuito tem,

Rompe o caminho fadado,

Ele dela é ignorado,

Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino

Ela dormindo encantada,

Ele buscando-a sem tino

Pelo processo divino

Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro

Tudo pela estrada fora,

E falso, ele vem seguro,

E vencendo estrada e muro,

Chega onde em sono ela mora,

E, inda tonto do que houvera,

À cabeça, em maresia,

Ergue a mão, e encontra hera,

E vê que ele mesmo era

A Princesa que dormia.

(Fernando Pessoa)

Aula 3 - Arcadismo

Outono , Fotografia Luis Marciliano

Arcadismo


Como neste as artes O arcadismo foi o período criado para "combater" o Barroco. e os pensamentos era muito escuros e confusos , o Arcadismo quis clarear aquele ambiente pesado e triste , trazendo para a vida das pessoas a natureza , isto é , o Bucolismo que era baseado na vida despreocupada e idealizada nos campos.


Eram pregados ideais de vivência simples e natural e por isso foi apoiado pela burguesia , que combatia a vida luxuosa e tentava tomar o poder da nobreza.


Resumindo , o Arcadismo ascendeu a luz da idade média , que estava tomada pela escuridão e nã conseguia enxergar as coisas belas da vida.