Realismo
Como o próprio nome diz , Realismo foi um período literário que mostrou a realidade do modo como os olhos enxergam. Nada de enganação , sentimentalismo ou falsas exaltações de um EU inexistente.
Os escritores optaram por uma escrita de cunho social exagerada , criticando as irregularidades antes escondidas sob o tapete no romantismo. Escravidão , preconceitos sociais e opção sexual são pontos chave dessa literatura , que era escrita de forma clara e direta para um possível entendimento geral. Entre os pricipais autores destaco Gustave Flaubert , francês - Madame Bovary , Eça de Queirós , português - Os Maias e Machado de Assis , brasileiro - Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O herói romântico é substituido por personagens do dia-a-dia e vale também destacar a realidade da mulher , que sai as ruas , em busca de sustento , se prostituindo e mostrando gana , antes apenas vistas nos homens e das altas damas da sociedade , que casam por interesse e procuram a felicidade que não encontram no casamento fora de casa , geralmente com homens de baixa classe , com algumas excessões.
O realismo foi de alta importância para a literatura , pois a tirou do mundo da fantasia. Serviu como um óculos que a fez enxergar que o mundo também tem seu lado que ninguém gosta de ver , mas que está sempre lá , carente de ajuda e atenção , pois para os que vivem desse lado não existe fantasia nem sonhos , apenas a dura e sofrida realidade do dia após o outro que dificilmente muda antes da morte , infelizmente.




